Quem tem maior afinidade com o segmento de materiais e serviços elétricos sabe que é comum ouvir relatos de curtos-circuitos, materiais instalados de forma errada, além de muitas dores de cabeça e falta de tranquilidade para os clientes, e tudo isso é geralmente ocasionado graças a falta de um projeto elétrico de qualidade.
Provavelmente você não construiria um imóvel sem uma planta pensada e elaborada por engenheiros e arquitetos, certo? O mesmo pensamento se aplica à montagem de uma rede elétrica sem a execução de um projeto elétrico.
Entenda melhor a necessidade e importância de um projeto elétrico, quem pode fazer um para sua empresa ou indústria, e fique tranquilo em relação à área elétrica de sua obra, empreendimento ou imóvel.
O que é um projeto elétrico?
O projeto elétrico é o conjunto de todas as informações necessárias para a instalação de equipamentos elétricos, baseados em normas técnicas vigentes. Aqui, podem ter cálculos, gráficos, materiais, desenhos, diagrama elétrico, desenho técnico das peças, componentes de instalação e tudo que for referente às instalações.
O projeto é a representação em folha de todo o planejamento elétrico de um estabelecimento, onde é possível ser analisado previamente o posicionamento de tudo que irá compor a parte elétrica como fiação, conduítes, posicionamento de pontos de tomadas, luminárias e outros, auxiliando na hora da execução da obra e possibilitando maior assertividade e menos riscos.
Independentemente como for apresentado, a principal função é garantir que a infraestrutura elétrica do edifício seja eficiente, segura e se adéque a todas as normas vigentes.
LEIA MAIS: Por que fazer o laudo SPDA?
Qual é a norma para projetos elétricos?
Todo edifício ou estabelecimento de baixa tensão, deve seguir as recomendações e condições previstas na Norma Brasileira ABNT NBR 5410, a fim de garantir a segurança de pessoas e animais, além do funcionamento adequado da instalação e conservação dos bens em relação à parte elétrica.
A norma também prevê algumas determinações importantes como aterramento, capacidade e disposição de cabos do neutro, avisos de perigo, diâmetro para passagem dos cabos, números de polos reservas em quadros, entre outros.
Quem pode emitir o projeto elétrico?
Os projetos elétricos de baixa tensão e toda a sua disposição devem ser emitidos e assinados exclusivamente por engenheiros civis ou técnicos que tenham registro no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA).
Qual é a importância dos projetos elétricos?
Busca-se a execução dos projetos elétricos principalmente para garantir a segurança das instalações elétricas em edifícios e indústrias. Com isso, todas as representações visuais e cálculos visam a uma boa estadia de todos que utilizarem o espaço, com menos riscos de acidentes e outras surpresas desagradáveis.
No entanto, o projeto também serve para atender a demanda do cliente, suprindo suas necessidades e dificuldades. Ou seja, aqui se busca entender o que a pessoa quer no local e, a partir da NBR 5410 e o conhecimento dos profissionais competentes, encontrar a melhor solução.
Além disso, é possível determinar os gastos e evitar desperdício de material, já que é possível saber melhor a quantidade ideal do que precisa ser comprado. Sem contar que, com mais assertividade na compra, abre-se a possibilidade da aquisição de produtos de melhor qualidade, garantindo mais bem-estar e evitando surpresas.
Sem contar que com o projeto já bem definido, dimensionado, com tudo previamente estabelecido, a execução da obra é mais rápida. Sabemos do estresse que pode se tornar uma construção ou reforma, portanto, esse pode ser um dos alívios na vida do empresário.
LEIA TAMBÉM: PPCI: o que é, como elaborar, qual o preço?
Tipos de projetos elétricos
Mesmo que os projetos elétricos sigam o mesmo padrão recomendado através da norma NBR 5410, cada ambiente possui características e demandas diferentes, de acordo com necessidades, tipo de carga, riscos, potência exigida, entre outros aspectos.
Projeto elétrico residencial
O projeto para residências é mais comum e irá mostrar pontos de utilização e localização de energia, os condutores, carga e divisões. Além disso, é feito um planejamento conforme a necessidade dos moradores, função de cada cômodo e eletrodomésticos utilizados em cada espaço.
Projeto elétrico predial
O projeto predial já contempla a boa instalação elétrica de vários andares, assim como passagem de fios, pontos de iluminação e estruturação de todo o sistema. É preciso compreender como é o local e executar tudo da melhor forma para evitar que todos os moradores tenham problemas.
Projeto elétrico industrial
Em indústrias, o projeto é mais complexo e requer muita atenção e qualificação dos profissionais envolvidos. Afinal, a estrutura precisa ser pensada de forma que atenda várias máquinas em funcionamento no mesmo período, sem riscos de acidentes ou quedas de energia, além de determinação da carga ideal.
Tenha um projeto elétrico de qualidade com a RA Engenharia
Se busca garantir mais segurança e comodidade para sua empresa ou indústria, precisa de um projeto elétrico de qualidade e uma equipe altamente qualificada e preparada para suprir qualquer necessidade.
A RA Engenharia Elétrica tem a expertise de 15 anos no setor e é referência em Londrina. Contamos com profissionais de altíssimo nível, preparados para atender até as mais complexas demandas de projetos elétricos;
Executamos projetos elétricos de entrada de serviços, cabines e torres com aprovação na COPEL; industriais; de automação; luminotécnico; e de detecção e alarme de incêndio. Fale conosco e solicite agora mesmo o seu orçamento.