Analise os melhores Sistemas de Detecção e Alarme de Incêndio para sua empresa

Publicado: jul. 8 de 2022
Tempo médio de leitura: 3 minutos
Serviço Alarme de Incêndio

Uma das principais dúvidas de quem está precisando implantar um Sistemas de Detecção e Alarme de Incêndio para sua empresa é saber por onde começar.

Em uma rápida busca pela internet já é possível perceber a infinidade equipamentos e marcas existentes, bem como diversas especificações técnicas que devem ser seguidas.

Mas se sua preocupação está em apenas identificar os equipamentos com melhor custo-benefício, você está errado.

Comece pelo projeto

O primeiro passo para ter um Sistema de Detecção e Alarme de Incêndio eficiente e seguro para sua empresa é o desenvolvimento do Projeto de Sistema de Alarme de Incêndio, feito por empresas especializadas, como a RA Engenharia, que atua há 15 anos no mercado.

Nesse projeto é feito um levantamento de riscos, onde são consideradas diversas informações, como tipo de negócio (indústria, condomínio, galpão, escritório, comércio etc.) e especificidades da instalação, como área total, quantidade e tamanho de ambientes, número de andares, altura e forma do teto, ventilação, tipos de materiais existentes, entre outros.

Somente após avaliar todas essas questões é possível identificar o melhorSistema de Detecção e Alarme de Incêndio para sua empresa, como os equipamentos que deverão ser utilizados e suas as especificidades técnicas.

De acordo com a NBR 17240, um Sistema de Detecção e Alarme de Incêndio completo é composto por itens que funcionam em conjunto, sendo os principais:

  • Central de Alarme
  • Sinalizador Audiovisual (alarme)
  • Acionador e Detector de Temperatura ou Fumaça
  • Acionadores manuais

Tipos de Sistemas de Alarme

Os principais tipos de Sistema de Detecção e Alarme de Incêndio são o convencional e o endereçável.

Sistema Convencional

Usado em áreas pequenas, sem muitas compartimentações. Esse sistema não informa à central qual detector em específico acionou o alarme, apenas indica a região (laço). Ou seja, se esse sistema é utilizado em locais grandes ou com muitas salas, dificulta a atuação da Brigada de Incêndio, podendo acarretar vários prejuízos e até colocar vidas em risco.

Sistema Endereçável

Indicado para locais grandes ou com muitas compartimentações, esse tipo de sistema é mais avançado e, dependendo da programação, consegue identificar exatamente qual dispositivo foi acionado, permitindo uma atuação rápida da Brigada de Incêndio ou dos Bombeiros. Outro ponto positivo é com relação à manutenção preventiva. Por “conversar” com todos os detectores, consegue identificar quando um equipamento deve ser substituído.

Acionadores Manuais

Tanto o sistema convencional quanto o endereçável precisam englobar também acionadores manuais. Segundo a NBR 17240/2010 é obrigatório dispor esses equipamentos em pontos estratégicos do edifício, para que seja possível qualquer pessoa os acionar manualmente em casos de incêndios.

Principais tipos Detectores

Primeiro, é preciso esclarecer que, embora atuem em conjunto, detecção e alarme são duas funcionalidades diferentes. O detector usa sensores para identificar um possível foco de incêndio e informa ao sistema de alarme que emite avisos sonoros e visíveis, como luzes e sirenes.

Os principais detectores existentes hoje são:

  • Detectores de Incêndio de Fumaça Ótica (Fotoelétrico) – detecta a presença de fumaça por meio da difusão de luz, antes de um princípio de incêndio.
  • Detectores de Incêndio Térmico – detecta quando a temperatura do ambiente ultrapassa limites pré-estipulados.
  • Detectores de Incêndio de Fumaça Linear – detecta a presença de gases e/ou partículas, visíveis ou não, por meio de produtos de combustão ou o aumento anormal da temperatura. Normalmente é usado em áreas grandes, onde são instalados vários detectores, onde cada um cobre uma “linha”.
  • Detectores de Incêndio de Fumaça de Duto – instalados dentro dos dutos dos sistemas HVAC (Heating, Ventilating and Air Conditioning), alertando a presença de fumaça proveniente do ar-condicionado.
  • Detectores de Incêndio Termovelocimétrico – detecta quando há um aumento rápido da temperatura no ambiente.
  • Detectores de Incêndio de Chama (ultravioleta) – detecta a radiação ultravioleta da chama.
  • Detectores de Incêndio de Gases Combustíveis – detecta a presença de gases combustíveis, como propano e gás natural (metano) acima do normal.

Aqui apresentamos apenas alguns itens indispensáveis para a estruturação de um Sistema de Detecção e Alarme de Incêndio, mas na prática há diversos detalhes e especificações técnicas que precisam ser observados e cumpridos, respeitando as legislações vigentes.

Por isso, mais do que apenas adquirir equipamentos, é preciso ter um planejamento efetivo para que tudo funcione quando houver uma emergência.

Não coloque em risco sua segurança patrimonial e a vida de pessoas nas mãos de amadores. Procure empresas sérias e de credibilidade no mercado para estruturar o Sistema de Detecção e Alarme de Incêndio do seu negócio.

Sobre a RA Engenharia

Há 15 anos no mercado, a RA Engenharia se destaca por seus produtos de qualidade e sua equipe técnica altamente qualificada, que atua tanto de forma preventiva, quanto corretiva, apresentando relatórios mensais e anuais, com prontuário das instalações.

Converse agora com um consultor e conheça todos os serviços e produtos oferecidos pela RA Engenharia para deixar sua empresa segura e com o melhor custo-benefício.

compartilhe essa página

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Artigos Relacionados

jun. 23 de 2022

RA protege Unimed Norte do Paraná

jun. 23 de 2022

Sonoco investe na troca de lâmpadas convencionais por LED

jun. 23 de 2022

Escolas públicas no Paraná têm instalações RA